quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Janey Wilcox - Alpinista Social de Candace Bushnell


Janey Wilcox (ela aparece pela primeira vez no livro Quatro Louras - http://migre.me/86Byu) é uma sobrevivente. Ou deveríamos dizer uma vencedora? Qual seria mesmo a diferença? Janey tem muita ambição e desde cedo descobriu que sua melhor arma é a beleza. É com ela que Janey vai subindo degrau por degrau em direção aos seus objetivos. Não sem sofrimento, claro. Mas que objetivos são estes mesmo? Nem ela mesma sabe.

Entramos no mundo das celebridades que vivem em Nova York e do lado B de todo este glamour. Que preço uma pessoa está disposta a pagar pelo sucesso e pela fama?  Ser incrivelmente bonita é suficiente para levar uma mulher a ter sucesso na vida?

Janey Wilcox é uma alpinista social de alma. Ela pode cair, mas sempre se levanta porque seus olhos estão sempre voltados para o céu, para as estrelas, onde ela quer estar para sempre. E nunca vai medir esforços para isso, como se sua vida fosse um jogo de xadrez, ou poquer, onde cada passo é pensado e cada movimento pode vir acompanhado de um blefe. Chegará Janey onde ela quer?

Candace Bushnell
Candace Bushnell nasceu em 1959 na cidade americana de Glastonbury. Jornalista, ela tem uma coluna de sexo no jornal, que inspirou a série de TV Sex and the City.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Do que eu falo quando eu falo de corrida de Haruki Murakami


Do que eu falo quando eu falo de corrida é um livro inspirador. O autor, um japonês, corredor amador, romancista e tradutor, narra suas corridas. Não de um jeito técnico, mas da forma como o esporte interfere em sua vida pessoal, seus pensamentos, sua forma de viver, seu trabalho. De como ele vence os obstáculos e de como vai se readaptando a todas as coisas de sua vida a medida que vai envelhecendo.

Durante seus treinos e provas ele nos conta o que vê ao seu redor e vamos conhecendo algumas das cidades que ele passa. Em muitos momentos do livro podemos nos reconhecer em suas emoções e por isso o livro é tão tocante. A dor e a delícia de ser um desportista amador e a poesia típica da individualidade da história de cada pessoa.

Nos diz Murakami em determinado momento: "Uma a uma, enfrento as tarefas diante de mim e as termino do melhor jeito que posso. Concentrando-me sempre na passada seguinte, mas ao mesmo tempo adotando uma visão de longo alcance, esquadrinhando o cenário o mais longe possível.".

Quem corre vai adorar porque em muitos momentos os corredores vão identificar-se com o que o autor relata. Quem não corre irá amar porque o livro é um relato de vida simples e objetivo, de um homem e suas experiências.
Haruki Murakami
Haruki Murakami nasceu em Kyoto, no Japão, em Janeiro de 1949. Cresceu em Kobe e se graduou na Universidade Waseda em Tokyo. Viveu por 4 anos nos Estados Unidos, onde deu aula em Princeton.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Um Estudo em Vermelho de Sherlock Holmes


Dr. Watson conhece o enigmático Sherlock Holmes e juntos vão dividir uma casa na Baker Street, 221B (http://migre.me/84uCg), em Londres. Um tipo estranho que intriga o doutor que acabou de chegar da guerra do Afeganistão. É assim que começa a amizade da dupla Holmes e Dr. Watson. 

O médico começa a conhecer o brilhantismo e excentricidade do detetive nesta aventura, quando Sherlock é convidado a desvendar o mistério que envolve a morte de um homem nos Jardins Lauriston.

Enquanto a Scotland Yard parece não saber o rumo que as investigações devem seguir, o famoso detetive, com seus métodos peculiares, vai elucidando o crime até chegar ao assassino. E o Dr. Watson, que o acompanha neste trajetória, vai nos contando toda a história.

Arthur Conan Doyle
Arthur Conan Doyle nasceu em 22 de maio de 1859, em Edimburgo, Escócia e morreu em 07 de Julho de 1930. Era filho de um artista irlandes alcoólatra, que trabalhava como funcionário público. Doyle estudou medicina na Universidade de Edimburgo e formou-se médico. Sherlock Holmes é inspirado em um de seus professores: Joseph Bell. Ele gostava de estudar sobre o espiritismo e muitos anos depois ele se converte definitivamente, o que acabaria afetando a credibilidade de sua obra.

Montou em determinada época seu próprio consultório e enquanto esperava por pacientes escrevia contos para matar o tempo. Um Estudo em Vermelho que nos apresenta o maior detetive de todos os tempos foi publicado em 1886. Foi casado duas vezes e teve quatro filhos.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Quatro Louras de Candace Bushnell


Elas não são amigas. Nem ao menos se conhecem. Em comum apenas que moram em Nova York e que são louras. O livro conta um pouco da história de Janey, Winnie, Cecelia e Minky.

Tudo o que Janey quer é passar um verão glamouroso nos Hamptons e frequentar festas de gente rica na cidade. Mas Janey não tem dinheiro para isso. Como fazer então? Ela é linda e sabe disso. Modelo, ela quer muito mais: quer ser rica, famosa, sair na capa das revistas e frequentar as melhores festas. E Janey então usa de sua beleza para conseguir amantes que a ajudem a alcançar alguns desses objetivos. E então ela se vê mais uma vez passando o verão nos Hamptons.

Mas este será diferente, pensa Janey. E ela resolve, com a ajuda de um de seus amantes, escrever um roteiro para o cinema. Será que ela tem talento para isso? Será que ela não deveria esquecer esta vida de glamour que ela tanto almeja e seguir carreira de corretora de imóveis. Até que tudo muda, quando a Victoria´s Secret passa a deseja-la.

Winnie tem 37 anos e vive com o marido e o filho em um apartamento no Upper West Side. A criança é feliz, doce e bonita. Winnie e seu marido se acham superiores por causa de seus trabalhos: eles são jornalistas sérios. Mas Winnie e James são amargos, embora achem que tem a vida perfeita. Na maior parte do tempo eles guardam seus medos e ansiedades para eles mesmos. Intimamente, um critica o outro. Tudo o que Winnie quer é ser amada e cuidada. Quer ser valorizada.

Cecelia acha que passa a vida indo à médicos. Ela é uma das mulheres mais lindas do mundo, mas seu mundo inteiro é uma imensa confusão. Ela e seu marido vivem em ritmos diferentes. Muitas vezes parecem dois estranhos. Só que isso não tem importância porque nos final das contas o que importa são as aparências.

Minky é uma escritora que vai à Londres com um plano secreto: conseguir um marido. Segundo ela, em Nova York isso está cada dia mais difícil. Para colocar seu plano em prática ela precisava de uma desculpa. E conseguiu: um jornal inglês vai pagar a ela para descobrir o sexo em Londres. Quais serão as diferenças entre a azaração entre as duas cidades?

Candace Bushnell

Candace Bushnell nasceu em 1959 na cidade americana de Glastonbury. Jornalista, ela tem uma coluna de sexo no jornal, que inspirou a série de TV Sex and the City. 

Cobras e Piercings - Hitomi Kanehara


- Já ouviu falar em split tongue?

Ao começar a ler o livro escrito pela jovem japonesa Hitomi Kanehara tive a sensação de que estava prestes a  entrar no submundo de Tokyo. Mas Liu, a personagem principal, me levou por um outro caminho.

Em Tokyo, Liu conhece Ama, em um clube noturno. Ele tem uma aparência estranha, que chama a atenção com seus piercings e tatuagens. Liu fica fascinada por sua split tongue e resolve que quer uma também. E desde então Liu e Ama ficam juntos, simples assim, sem muitas perguntas. 

E através de Ama, Liu conhece Shiba, que tem um estúdio de tatuagem e coloca seu piercing lingual. Shiba também tem uma aparência pouco convencional. De cara, rola uma atração entre os dois. Uma energia masoquista flui entre eles, que acabam virando amantes ocasionais. Com Ama, Liu tem uma relação tranquila e pacata e com Shiba uma relação mais intensa. 

Este triangulo se ama de formas diferentes e Liu nos conduz através dele baseada em suas percepções e sentimentos. É ela quem nos conta esta história marcante, cheia de suspense e mistério.


Hitomi Kanehara
Hitomi Kanehara nasceu em Tokyo em 1983. Seu interesse pela literatura nasceu em São Francisco quando morou ali com a família. Parou de estudar aos 12 anos e aos 15 saiu de casa. Mandava seus escritos ao pai, professor de literatura e tradutor. Cobras e Piercings foi publicado quando ela tinha 19 anos.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Senhora - José de Alencar


José de Alencar nos apresenta Aurélia. Ela surge como uma mocinha rica na cidade do Rio de Janeiro do século XIX. A mais bonita moça que já viram, quando começa a frequentar a sociedade, aos 18 anos, e logo atrai os olhares dos moços interessados em sua beleza e dinheiro. Mas Aurélia é misteriosa, passa pelos salões com simpatia, mas sem dar esperanças a ninguém.
 
Aurélia nos surpreende então comprando um marido: Fernando Seixas. Por que será que uma moça bonita e rica precisa usar destes termos para casar-se? Voltamos no tempo, para a época em que Aurélia morava em Santa Tereza com sua mãe e entendemos o que se passa em seu coração. Não há como não se apaixonar por Aurélia, sua altivez, astúcia, determinação e até orgulho, embora no final ela tenha cedido ao imenso amor que tomava conta de todo o seu ser. 
 
Paralelamente ao desenrolar da história destes personagens vamos entrando em contato com a sociedade fluminense da época de Alencar, quando o Rio de Janeiro era capital do Império.


José de Alencar
José de Alencar era cearense, mas viveu a maior parte da vida no Rio de Janeiro. Nasceu em 01 de Maio de 1929 e morreu em 12 de Dezembro de 1877. Foi jornalista, político, orador, romacista. Filho de um influente senador, formou-se em direito. Morreu de tuberculose. Senhora foi publicado em 1875.