segunda-feira, 28 de maio de 2012

A Breve Segunda Vida de Bree Tanner de Stephenie Meyer


A maioria das pessoas que leu a saga Crepúsculo apaixonou-se por Edward, sentiu raiva de Bella e pena de Jacob. Mais do que isso, acompanhou com ansiedade as aventuras vividas por eles. Pouca gente no entanto, lembra de Bree, a recém-criada. 

E é a história dela que Stephenie resolveu nos contar. Quando começamos a ler sobre ela, pensamos entediados porque estamos nos dando ao trabalho de acompanhar a história daquela vampira que nem lembramos direito. 

Só que sabemos que logo, logo ela nos levará até o trio de Crepúsculo e por isso seguimos com Bree, observando todas as confusões que os recém-criados estão causando.

E então, surpresos, nos pegamos apaixonados por aquela nova vampira, torcendo por ela, desejando que ela tenha um final feliz. Quem sabe ela não é adotada pelos Cullen?

A esta altura porém, já sabemos quem é aquela vampira assustada e o que acontecerá com ela. Mesmo assim torcemos até o final e ficamos tristes, muito tristes quando tudo se confirma. Mas não havia nada que pudesse ser feito, porque o destino de Bree foi selado bem antes, lá atrás, em Eclipse, quando estávamos tão focados nos Cullen, e em sua luta, que nem prestamos atenção na pequena Bree, na pobre Bree.

Stephenie Meyer

Stephenie Meyer nasceu em 24 de Dezembro de 1973 em Connecticut e cresceu no Arizona com cinco irmãos. Ficou muito conhecida pela saga Crepúsculo, que fala do amor entre o vampiro Edward e a humana Bella.


sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Irã Sob o Chador de Adriana Carranca e Marcia Camargos

O que sabemos sobre o Irã? Acredito que a maioria de nós sabe apenas o que sai nos noticiários. Pessoalmente, quando penso no Irã, o que me vem à mente é a questão nuclear e a figura de seu governante: Mahmoud Ahmadinejad. Não é muito. E depois de ler O Irã Sob o Chador, fiquei pensando em quantas coisas mais eu achava que sabia e que na verdade eram apenas ilusões. Preconceitos que estas duas jornalistas trataram de derrubar.

Na primeira parte do livro Marcia Camargos, jornalista com doutorado em história, nos leva para o passado. Ela nos lembra da grandiosidade que foi a Pérsia, da sua importância na região, de seus momentos de glória e do legado que ficou para o bravo povo iraniano do presente.

Na segunda parte seguimos com Adriana Carranca, jornalista, com mestrado em políticas sociais, pelo Irã atual. Descobrimos um pouco de como vive o povo, do que pensa do governo e da política, como os jovens driblam as regras, de como são as cidades, da condição da mulher, do que siginifica o chador, o hijab, tão estranhos para nós, para os iranianos. 

Confesso que entramos em mundos desconhecidos e percebemos que o país é muito maior, e mais interessante, do que as notícias que chegam aos nossos ouvidos. E muito diferente também.

Marcia Camargos e Adriana Carranca
Marcia Camargos - jornalista com doutorado em história, tem mais de 19 livros publicados. Já ganhou vários prêmios literários. 

Adriana Carranca - é repórter de O Estado de S. Paulo, já foi correspondente na ONU em Nova York. Tem mestrado em Políticas Sociais e Desenvolvimento.