sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A Cruz e o Crescente - Richard Fletcher


Em a Cruz e o Crescente, o autor faz uma viagem pelo mundo islamico e cristão desde a passagem de Maomé pela terra. Nuances e fatos históricos ao longo da complexa caminhada destas duas religiões, suas influências na formação de cidades, povos e costumes. A caminhada, algumas vezes de tolerância, outras de indiferença e muitas de violência na convivência entre estes dois movimentos religiosos.

O livro nos conta a forma como fronteiras se alargaram e como os povos do mediterrâneo modificaram seus horizontes, físicos e mentais, já que não eram nômades como os povos orientais,  ao ter contato com o islã,  e como teve que  redefinir sua forma de ver o mundo e como lidaram com o desconhecido.

Esta viagem nos leva, não só pelo oriente médio, como também pelo mediterrâneo, pelas conquistas de cada um dos povos, através de persongens reais, anônimos e conhecidos e seus relatos das épocas em que viveram. Conhecemos como cada povo se comportou e como estas mudanças ocorreram ao longo dos séculos, influenciando diretamente na forma como muçulmanos e cristãos se relacionavam.

Um livro interessante, com um assunto muito atual, onde o passado pode explicar um pouco do presente.


 Richard Fletcher é um importante estudioso inglês da história medieval.