quarta-feira, 20 de março de 2013

A menina com a lagartixa de Bernhard Schlink

 

O personagem principal desta história é um quadro. Nele, vemos uma menina com uma lagartixa e muitos mistérios. O quadro sempre esteve ali, acima da escrivaninha do pai, um juiz respeitado, e aquela imagem sempre fascinou o menino. Na mesma medida, talvez, em que causava discórdia entre seus pais. 

O menino esqueceu a quantidade de vezes em que ficou ali olhando, tentando descobrir quem era aquela menina. E quando cresceu este fascínio não diminuiu. Homem feito vai atrás desta história. E ao levantar o pano que desvenda este mistério, entra em sua própria história, suas raizes, suas origens. 

O local onde tudo isso acontece é a Alemanha pós segunda guerra mundial e como pano de fundo, a forma como as pessoas desta época sobreviveram nos anos seguintes, suas cicatrizes e feridas, dúvidas e certezas. Como aprenderam a carregar suas dores e horrores, impregnados em seu íntimo, do que viram, viveram e fizeram.

E quando a história fica dramática, o autor nos joga um balde de água fria com as escolhas feitas pelo menino, que agora é um homem.

Bernhard Schlink

Bernhard Schlink nasceu em Bielefeld, Alemanha, em 6 de Julho de 1944. Jurista e e escritor ele também dá aulas de direito e filosofia.