sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Irã Sob o Chador de Adriana Carranca e Marcia Camargos

O que sabemos sobre o Irã? Acredito que a maioria de nós sabe apenas o que sai nos noticiários. Pessoalmente, quando penso no Irã, o que me vem à mente é a questão nuclear e a figura de seu governante: Mahmoud Ahmadinejad. Não é muito. E depois de ler O Irã Sob o Chador, fiquei pensando em quantas coisas mais eu achava que sabia e que na verdade eram apenas ilusões. Preconceitos que estas duas jornalistas trataram de derrubar.

Na primeira parte do livro Marcia Camargos, jornalista com doutorado em história, nos leva para o passado. Ela nos lembra da grandiosidade que foi a Pérsia, da sua importância na região, de seus momentos de glória e do legado que ficou para o bravo povo iraniano do presente.

Na segunda parte seguimos com Adriana Carranca, jornalista, com mestrado em políticas sociais, pelo Irã atual. Descobrimos um pouco de como vive o povo, do que pensa do governo e da política, como os jovens driblam as regras, de como são as cidades, da condição da mulher, do que siginifica o chador, o hijab, tão estranhos para nós, para os iranianos. 

Confesso que entramos em mundos desconhecidos e percebemos que o país é muito maior, e mais interessante, do que as notícias que chegam aos nossos ouvidos. E muito diferente também.

Marcia Camargos e Adriana Carranca
Marcia Camargos - jornalista com doutorado em história, tem mais de 19 livros publicados. Já ganhou vários prêmios literários. 

Adriana Carranca - é repórter de O Estado de S. Paulo, já foi correspondente na ONU em Nova York. Tem mestrado em Políticas Sociais e Desenvolvimento.