quinta-feira, 4 de julho de 2013

Paris é uma Festa de Ernest Hemingway



Para mim, ler Hemingway exige uma certa dose de paciência, porque nem sempre consigo saber para onde ele está indo. Nem sei se ele sabia também quando escrevia. 

A sensação que eu tenho quando leio suas histórias é que estamos, eu e ele, sentados em algum bar, enquanto ele as me conta: ele vai simplesmente narrando o que lembra. Ou o que inventa. E fico sempre com a impressão de que há uma boa dose de ingenuidade em todas elas.

Me senti assim também em Paris é uma Festa. Às vezes eu me perco, mas mesmo nos momentos de tédio, ou de incompreensão sobre o que ele está tentando me dizer, há uma boa dose de prazer no que estou lendo e é isso que me faz ter curiosidade de saber o que vem em seguida, de descobrir mais e então, avanço.

Em Paris é uma Festa, Hemingway nos fala de suas lembranças do tempo em que viveu na cidade luz, com sua mulher Hadley, lá nos agora distante anos 20. Ele nos fala dos lugares que frequentava para escrever e encontrar amigos, de pessoas anônimas e famosas como Gertrude Stein, James Joyce, Ezra Pround, F. Scott Fitzgerald, hábitos como ir à corridas de cavalos e das dificuldades que passou por lá, sendo um jovem escritor.

No entanto, o jovem Ernest Hemingay não deixou de aproveitar a vida. Ou melhor: de apreciar a vida. Nas pequenas e grandes coisas, na simples e complexas e isto dá a Paris é uma Festa, um certo glamour.

Ernest Hemingway

Ernest Hemingway nasceu em 1899, em Illinois nos Estados Unidos. Foi correspondente de guerra em Madrid, durante a Guerra Civil Espanhola. Ao fim da Segunda Guerra instalou-se em Cuba. Foi ganhador do prêmio Pulitzer (1953) e Nobel de Literatura (1954), ambos por "O Velho e o Mar". Foi casado quatro vezes e teve diversas amantes. É com sua primeira esposa Elizabeth Hadley Richardson que ele passa estes anos em Paris.

Paris é uma Festa foi escrita entre 1957 e 1960, mas só foi publicado após três anos da morte de Hemingway, sendo uma das sete obras de “não-ficção” escritas pelo autor.




Título: Paris é uma Festa
Autor: Ernest Hemingway
Ano: 2001
Edição: 5
Editora: Bertrand Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário