quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Oliver Twist - Charles Dickens


Oliver é um menino órfão que vive na Londres do século XIX. No orfanato, vive em meio à pobreza, à falta de amor, de carinho e de atenção. Em um determinado dia, Oliver atreve-se a dizer: "Por favor, senhor, quero um pouco mais". Faminto, ele referia-se a um pouco mais de comida. A partir daí então, Oliver vai viver muitas aventuras e sofrimentos, como ser acusado de roubo, ser raptado e explorado. Mas também encontra bons amigos que o ajudam a resgatar seu passado e sua identidade.

Oliver Twist é um retrato da sociedade londrina da era Vitoriana, onde a exploração do homem pelo homem, a indiferença das pessoas pelos órfãos e menos afortunados marca a história de Charles Dickens que explora o sub mundo da cidade de Londres.

Muitas edições de Oliver Twist trazem ilustrações da história.

Charles Dickens
Charles Dickens nasceu na cidade de Moure, Condado de Hampshire, Inglaterra. Com 10 anos, por causa de problemas financeiros da família muda-se para Camden Town, então bairro popular. Por conta disso Dickens teve que trabalhar em uma fábrica que produzia graxa para sapatos. Vivendo em plena era da Revolução Industrial, as más condições de trabalho seriam por ele retratadas em suas obras. Ele teve dez filhos, com a mesma esposa e morreu em 1870. Foi enterrado na Abadia de Westminster. Oliver Twist foi publicado originalmente em formato de folhetim entre 1837 e 1839.