segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O RETORNO de Victoria Hislop


A comovente história da família Ramírez, durante a Guerra Civil Espanhola. Concha e Pablo moram em Granada e têm 4 filhos: Antônio, Ignácio, Emílio e Mercedes. Com personalidades muito distintas, as quatro crianças crescem felizes na região de Andaluzia. 

Antônio é professor e engajado social e politicamente. Ignácio é vaidoso e logo se torna um toureiro reconhecido e aclamado por sua beleza e coragem durante as corridas de touros. Emílio é introspectivo e sua maior alegria está em tocar a guitarra flamenca, onde dispensa muitas horas de seu dia. Mercedes, desde cedo, desenvolve sua paixão pelo baile flamenco, tornando-se uma bailaora de alma, encantando a todos que a assistem bailar.

Em 1936 Franco toma de assalto a Espanha e a família Ramírez vê sua vida afetada definitivamente. A crueldade da Guerra causada pelo ditador que dizimou e torturou milhares de pessoas ao longo de três anos, é relatado com muitos detalhes pela autora inglesa Victoria Hislop.

O Relato de Victoria é minucioso, forte e muito comovente. Vamos acompanhando as desventuras e atrocidades sofridas pela família de Concha e Pablo e como eles enfrentaram todos os problemas  e traumas sofridos pelos ataques nacionalistas.

E quem resgata esta história é Sônia, uma inglesa que junto com sua melhor amiga  Maggie vai à Espanha em busca da dança que a tira do tédio de sua própria vida. Sônia então se vê envolvida pela cultura andaluza e por suas próprias raízes. O resgate de um momento forte da história mundial e de uma região tão rica, de muitas influências como esta parte da Espanha.

Victoria Hislop
Victoria Hislop nasceu em Kent, Inglaterra, onde vive hoje. É graduada em Letras pela Universidade de Oxford e tornou-se jornalista freelancer na área de viagens e turismo. Viveu em Londres por 20 anos.