quinta-feira, 17 de março de 2011

A Arte de Viajar - Alain de Botton


O que te move? O que te motiva quando você pensa em viajar: uma imagem, um livro, um filme, fotografias ou histórias de amigos? E qual a sua expectativa quando você está se preparando para a tal viagem? O que passa por sua mente, quando você está arrumando a sua mala? 

Qual o motivo de sua partida? Qual o impacto que os aeroportos, portos ou rodoviárias tem em sua vida? Você já tentou viajar por seu quarto? O que você vê, quando viaja?

Um passeio pelo mundo das artes, da literatura e pelas aventuras de outros homens, que viveram em outras épocas e que fizeram suas próprias descobertas. E como muitas vezes podemos ser, e somos, influenciados por estes fatores.

Sempre que viajamos, levamos conosco o nosso eu. Como ele se comporta nas viagens? Alain de Button destrincha em A Arte de Viajar as muitas formas que o ser humano tem de viajar e nos mostra (ou lembra) que elas podem acontecer de diversas formas e que nem sempre é necessário sair do lugar para que entremos em uma viagem de descobertas e prazer. Um livro que nos faz reavaliar, não só a maneira como nos movemos por aí, mas a forma como vivemos. 

Mas, ao que parece, não importa muito para onde, ou com quem você vá, mas talvez o mais importante de tudo, seja aprender a ver. Afinal, viajar é uma arte que se aprende viajando.

E o livro de Button ainda traz inúmeras imagens que ilustram suas palavras.

Alain de Button
Alain de Button nasceu em Zurique, Suiça, em 20 de Dezembro de 1969 e atualmente vive em Londres. Filósofo e escritor, ajudou a levar a filosofia para o dia a dia das pessoas.