segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë


Uma das histórias de amor mais lindas da literatura mundial. Heathcliff é adotado pelo pai de Cathy e logo ficam amigos. A preferência do pai pelo menino adotado, no entanto, desperta o ciúme de Hindley, que carrega este sentimento pelo resto da vida. 

De natureza bruta e taciturna, Heathcliff desenvolve um amor intenso pela bela e mimada Cathy, que apesar de também amá-lo profundamente, não pode imaginar-se casada com ele. E assim, vai se desenrolando esta história, que envolve três gerações de personagens, e sentimentos profundos de amor, ódio, perdão, compreensão, egoísmo, maldade e vingança.

Os personagens são ao mesmo tempo mocinhos e bandidos, se deixando levar por suas paixões e sentimentos arrebatadores, depertando o amor e ódio dos leitores, a medida que os vamos conhecendo. A paixão move estes personagens: uma paixão cheia de crueldade e arrogância, mas fiel e intensa e com traços de bondade, profunda e atemporal.

Costumes ingleses do século XIX nos conduzem pelo cenário em que vivem estes herois humanos e isso é mais um elemento de interesse na história de Emily.

Wuthering Heigths foi o único livro da jovem escritora inglesa Emily Brontë, que faleceu logo após a edição do livro, no século XIX.
Sua história é forte e marcante. Passional. Ela descreve personalidades complexas. E o final é feliz, como deve ser toda história de amor.

Não se impressione, se uma parte de sua alma ficar presa no Morro dos Ventos Uivantes.
Emily Brontë

 Nasceu em 30 de Julho de 1818 em Thornton, Yorkshire, Reino Unido e morreu em 19 de Dezembro de 1848 em Haworth. A personagem Nelly Dean de seu único romance, é uma homenagem a uma empregada querida: Taby. Emily era muito tímida e introvertida e passava muito tempo sozinha. O Morro dos Ventos Uivantes foi publicado em 1847. Ela morreu de tuberculose.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Baltimore Blues - Laura Lippman


Conhece Tess? Ela é jornalista, mas está desempregada desde que o jornal em que trabalhava, o Star, fechou. Agora ela vive de bicos (na livraria da tia e no escritório do tio) e preenche seus dias praticando esporte: remo, musculação e corrida. Tess é amante de seu ex-namorado, Jonathan. 

Seu maior incentivador no remo é Rock. Eles tem o que ela classifica como "amizade do tipo que acontece entre homens", porque só falam do presente, e possuem uma camaradagem típica do mundo masculino. Quase sempre tomam café da manhã juntos, após o treino de remo.

Tudo seguia uma rotina até que seu amigo Rock é acusado de assassinato e Tess é convocada pelo advogado dele para ajudar em sua defesa. E Tess, por conta própria, começa uma investigação. De peça em peça, ela vai desvendendo diversos mistérios, na cidade de Baltimore. Cada capítulo é uma descoberta nova, que a leva a outros caminhos, até o desfecho final. Será, afinal, Rock culpado, ou não, de um crime passional?

Laura Lippman

 A autora cresceu em Baltimore, Estados Unidos. Jornalista desde 1989, deixou o jornal onde trabalhava, em Baltimore, para dedicar-se aos livros.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O Atroz Encanto de Ser Argentino - Marcos Aguinis


Atroz significa sem piedade, desumano. Encanto é uma coisa que delicia, que encanta. Como algo pode ser ao mesmo tempo atroz e encantador? É nesta viagem que o escritor Marcos Aguinis nos leva.

Marcos Aguinis é argentino e tem uma coluna no La Nación, um dos principais periódicos de seu país. Ele faz uma leitura minuciosa sobre o povo argentino, voltando às origens e tentando explicar como o país chegou no século atual. Ele vai desvendando e desnudando todas as nuances desde povo, desde o nascimento do Tango e caos político até o sangue dramático e apaixonado dos argentinos.

Marcos mergulha fundo na alma argentina levando os leitores a conhecer um pouco mais sobre este país vizinho: suas agruras e sucessos, seu modo de vida.

O brasileiro que se aventurar pelas páginas de O Atroz Encanto de Ser Argentino, se identificará muito com a história de "los hermanos", e perceberá que somos mais parecidos do que possa parecer à primeira vista.

Leitura obrigatória para quem quer entender um pouco do mundo atual.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Frankenstein - Mary Shelley



Victor Frankenstein é um jovem que foi criado nos campos verdejantes de Genebra, no século XVIII. Vivia feliz com sua família e melhor amigo Clerval. Ele sempre foi um jovem curioso e inteligente. Sua área de maior interesse, as ciências naturais.

Foi assim que, com a morte da mãe, foi estudar fora, na Universidade de Ingolstadt. Deveria passar alguns anos estudando e depois voltar para casar- se com sua prima de criação Elizabeth.  Mas a curiosidade sem limites de Victor o levou por caminhos que nem ele mesmo poderia imaginar. Em meio a seus estudos, ele descobriu o segredo da vida e assim criou um monstro, um ser humano de proporções gigantescas e aparência tétrica, que iria assombrá-lo durante toda a sua existência. A criatura iria modificar sua vida para sempre.

O clássico Frankenstein da autora inglesa Mary Shelley, que escreveu o livro quando tinha apenas 17 anos, é interessante e instigante. A narrativa é cheia de detalhes, e tensa, a medida que vamos acompanhando Victor e sua criatura em diversas cidades da europa e além dela, até o Polo Norte . Um livro cheio de aventuras e sentimentos.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Oliver Twist - Charles Dickens


Oliver é um menino órfão que vive na Londres do século XIX. No orfanato, vive em meio à pobreza, à falta de amor, de carinho e de atenção. Em um determinado dia, Oliver atreve-se a dizer: "Por favor, senhor, quero um pouco mais". Faminto, ele referia-se a um pouco mais de comida. A partir daí então, Oliver vai viver muitas aventuras e sofrimentos, como ser acusado de roubo, ser raptado e explorado. Mas também encontra bons amigos que o ajudam a resgatar seu passado e sua identidade.

Oliver Twist é um retrato da sociedade londrina da era Vitoriana, onde a exploração do homem pelo homem, a indiferença das pessoas pelos órfãos e menos afortunados marca a história de Charles Dickens que explora o sub mundo da cidade de Londres.

Muitas edições de Oliver Twist trazem ilustrações da história.

Charles Dickens
Charles Dickens nasceu na cidade de Moure, Condado de Hampshire, Inglaterra. Com 10 anos, por causa de problemas financeiros da família muda-se para Camden Town, então bairro popular. Por conta disso Dickens teve que trabalhar em uma fábrica que produzia graxa para sapatos. Vivendo em plena era da Revolução Industrial, as más condições de trabalho seriam por ele retratadas em suas obras. Ele teve dez filhos, com a mesma esposa e morreu em 1870. Foi enterrado na Abadia de Westminster. Oliver Twist foi publicado originalmente em formato de folhetim entre 1837 e 1839.

DIAS E NOITES DE AMOR E DE GUERRA de Eduardo Galeano


Dias e Noites de Amor e Guerra é um livro de histórias. Histórias reais.: encontros, desencontros, amores, mortes, assassinatos, desaparecimentos... Eduardo Galeano narra, com muita simplicidade, objetividade e uma certa dose de poesia, o cotidiano dos dias negros das ditaduras militares da América Latina. Ele conta também histórias que ouviu de seus amigos sobre suas infâncias e sobre suas próprias histórias. Ele esteve com Che, Darcy Ribeiro e Salvador Allende.  A naturalidade com que narra fatos e lembranças torna alguns relatos ainda mais crueis, fortes.

O livro tem um impacto grande porque a medida que avançamos percebemos que a história da América Latina é muito parecida e que muito da crueldade narrada por Galeano nas décadas de  60 e 70, continua acontecendo nos dias atuais.

Dias e Noites de Amor e Guerra é um livro espetacular, para ir sendo absorvido aos poucos, com cuidado.

Eduardo Galeano
Eduardo Galeano nasceu em Montevidéu, em Setembro de 1940. É jornalista e escritor.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O RETORNO de Victoria Hislop


A comovente história da família Ramírez, durante a Guerra Civil Espanhola. Concha e Pablo moram em Granada e têm 4 filhos: Antônio, Ignácio, Emílio e Mercedes. Com personalidades muito distintas, as quatro crianças crescem felizes na região de Andaluzia. 

Antônio é professor e engajado social e politicamente. Ignácio é vaidoso e logo se torna um toureiro reconhecido e aclamado por sua beleza e coragem durante as corridas de touros. Emílio é introspectivo e sua maior alegria está em tocar a guitarra flamenca, onde dispensa muitas horas de seu dia. Mercedes, desde cedo, desenvolve sua paixão pelo baile flamenco, tornando-se uma bailaora de alma, encantando a todos que a assistem bailar.

Em 1936 Franco toma de assalto a Espanha e a família Ramírez vê sua vida afetada definitivamente. A crueldade da Guerra causada pelo ditador que dizimou e torturou milhares de pessoas ao longo de três anos, é relatado com muitos detalhes pela autora inglesa Victoria Hislop.

O Relato de Victoria é minucioso, forte e muito comovente. Vamos acompanhando as desventuras e atrocidades sofridas pela família de Concha e Pablo e como eles enfrentaram todos os problemas  e traumas sofridos pelos ataques nacionalistas.

E quem resgata esta história é Sônia, uma inglesa que junto com sua melhor amiga  Maggie vai à Espanha em busca da dança que a tira do tédio de sua própria vida. Sônia então se vê envolvida pela cultura andaluza e por suas próprias raízes. O resgate de um momento forte da história mundial e de uma região tão rica, de muitas influências como esta parte da Espanha.

Victoria Hislop
Victoria Hislop nasceu em Kent, Inglaterra, onde vive hoje. É graduada em Letras pela Universidade de Oxford e tornou-se jornalista freelancer na área de viagens e turismo. Viveu em Londres por 20 anos.