segunda-feira, 10 de novembro de 2014

A VIDA DO LIVREIRO A. J. FIKRY de Gabrielle Zevin


Às vezes, uma história é boa pela simplicidade com que é contada. Não é nada fácil falar sobre personagens comuns, com vidas cotidianas comuns e ainda assim prender o leitor até o ponto final. Gabrielle Zevin consegue isso em A Vida do Livreiro A. J. Fikry. Ela vai nos dando as informações gota a gota, despretensiosamente.

Uma ilha pacata e de difícil acesso. Um livreiro, uma filha adotiva, uma vendedora de livros, uma livraria, uma ex-cunhada e um delegado formam o grupo de personagens principais desta narrativa. Todos estão entrelaçados e vão vivendo um dia após o outro, como qualquer um de nós: com alegrias, tristezas, derrotas, conquistas e escolhas. O ritmo talvez seja a parte mais gostosa e enternecedora deste livro. 

O livreiro é viúvo e triste. Ele recebe de presente do acaso uma menininha esperta. Por causa dela, ele volta a abrir os olhos para a vida e então enxerga a esfuziante e alegre vendedora de livros que vê o mundo através de lentes cor de rosa. A livraria volta a ter alma e os outros personagens vão chegando mais perto e se enroscando uns nos outros. 

Gabrielle Zevin

Gabrielle Zevin nasceu em 24 de Outubro de 1977 em Nova York. Graduada na Universidade de Harvard, escreveu seu primeiro romance aos 14 anos. A Vida do Livreiro A. J. Fikry é seu oitavo romance.