quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O FILHO DA MÃE de Bernardo Carvalho

 
A segunda guerra da Chechenia é o cenário desta história criada pelo autor brasileiro Bernardo Carvalho. Como toda guerra, tem muito de tragédia.


O autor se utiliza do tempo para contar histórias como a de Ruslan, jovem que perdeu a família na guerra. Sua vó, para tentar salvar o neto, conta a ele um segredo que pode mudar o rumo de sua vida. Também iremos conhecer Andrei, o garoto obrigado a servir o exército russo, mesmo sem querer e o que isso causa a ele e aos que cruzam seu caminho. Histórias de mães, de diversas mães como Marina, Zainap, Anna e Olga, que tratam a maternidade de forma distinta e tem o seu papel na guerra.


À medida que estes e outros personagens (alguns chechenos, outros russos, uns jovens e outros nem tanto, mães, filhos, pais e padrastos) vão seguindo seus rumos em meio aos escombros de algumas cidades e às tentativas de reconstrução de outras, vemos seus destinos  se entrelaçando em São Petersburgo, onde todos vão parar em algum momento. Mas o cenário não é somente a cidade dos Czares. Passa também pelo mar do Japão, Grózni, e chega até no Brasil.


Uma boa história. Uma história que não é a nossa, de um povo que não é o nosso, de um sofrimento que não identificamos, de uma cultura que não reconhecemos. No entanto, esta é uma história que de alguma forma nos pertence porque não importa a origem da violência, ela é cruel e absurda em qualquer lugar do mundo. Venha ela da forma que vier.
 
Amores que nascem da falta de esperança, do desespero, da sobrevivência e principalmente da falta de amor. Amores que nascem quando já não se tem mais nada a perder, mas continua-se vivo, de alguma forma. Amores expressos. Amores eternos.
 
O Filho da Mãe mostra algumas formas de amor: em meio à guerra, ao sofrimento, ao ódio. Amores desesperados, omissos, cruéis. Amores cinzas, negros, turvos, intensos, incondicionais. Mães que amam da maneira que podem, da maneira que sabem.
 
O Filho da Mãe é duro, é tenso. O que eu mais posso dizer? Apenas que prepare-se, pois esta história te deixará marcas.
 
Bernardo Carvalho
 O autor, Bernardo Carvalho, nasceu no Rio de Janeiro em 1960. É escritor, jornalista e tradutor. Este livro faz parte do projeto "Amores Expressos"