“O segredo é fazer a comida com amor.” - diz Tita. Ela nasceu na cozinha de uma fazenda no interior do México. Em 1910, no início da Revolução Mexicana, apaixona-se por Pedro. Mas Tita não pode casar-se. Sua família, comandada com mãos de ferro por Mamá Elena, segue as tradições da época que diz que o destino da filha mais nova é ficar solteira para cuidar da mãe em sua velhice.
Mamá Elena então oferece a Pedro a mão de Rosaura, uma das irmãs mais velhas de Tita, em casamento. Ele prontamente aceita, mas deixa claro para Tita que apenas quer permanecer perto dela.
A Tita resta apenas a cozinha da família. Ao cozinhar, ela vai colocando para fora todos os seus sentimentos e começa a perceber que eles influenciam no sabor dos alimentos e que as pessoas que experimentam sua comida sentem estes efeitos, como no casamento de Rosaura e Pedro, onde os convidados sentiram uma imensa tristeza e vomitaram muito.
E assim vão se desenrolando as histórias destas pessoas, junto com Gertrudis, a outra irmã que vira revolucionária, as nativas Nasha e Chencha, em um cenário de magia e misticismo, paixão, fantasia e tradição.
Laura Esquivel |
Laura Esquivel nasceu em 30 de Setembro de 1950 na Cidade do México, México. Estudou filosofias orientais, meditação e seguiu uma dieta vegetariana. Estudou cinema e publicou Como Água Para Chocolate em 1989.