Setembro conta a história de pessoas. O país é Escócia, mas os personagens vem de outros lugares para se encontrar em Croy: Londres, Nova York, Maiorca. Em Croy, o tempo tem seu próprio ritmo. Pessoas diferentes, que convivem, mas interligando suas histórias, interferindo levemente nos destinos umas das outras, se amando de diversas formas. É um livro encantador, não só na forma como Rosamunde nos apresenta estas pessoas e nos vai deixando conhecer seus sentimentos, seus anseios, seus medos, suas personalidades e suas ações, como pela forma como estas pessoas vivem. O modo de vida da Escócia nos é apresentado com simplicidade, leveza e muita poesia. Uma cultura diferente sob diversos aspectos: culinária, maneira de se relacionar, de educar filhos, de temperamento e temperatura, além da indumentária. E a história destas pessoas torna-se ainda mais interessante por se passar em uma pequena comunidade no interior da Escócia.
Prepare-se para conhecer Vi, uma senhora simpática, vivida, prática e independente. Nunca foi bonita, mas sempre foi amada. Viuva, Vi é mãe de Edmund e avó de Alexa e Henry. Seu principal hobby é a jardinagem e sua melhor amiga, Edie. Edmund está casado com Virgínia, sua segunda esposa, mãe de Henry. Por causa do trabalho, ele vive entre Tokio, Nova York, Londres e Edimburg. A mãe de Alexa morreu faz tempo. Alexa mora em Londres, em uma casa bonita e simpática que herdou da avó materna. Quando esta história começa, ela conhece Noel, de uma maneira muito inusitada e isso se tornará motivo de perocupações para Vi.
Vi é muito amiga do Balmerindos. Os conhece desde que eles eram crianças. Estão sempre prontos a se ajudar. Lorde Balmerindo herdou uma grande propriedade de seus pais, mas ele e sua esposa Isobel, não puderam mantê-la como herdaram. Eles tem dois filhos: um menino, de nome Hamish, que está em um internato, e uma moça, chamada Lucilla, que está mochilando pela Europa com o namorado. Pandora, a irmã de Lorde Balmerindo, fugiu há muitos anos de Croy e nunca mais voltou.
Mas a pequena comunidade está agitada porque haverá uma grande festa e todos os personagens desta história irão se encontrar novamente e ao mesmo tempo e ao longo do caminho, alguns segredos e muito sentimentos virão à tona.
|
Rosamunde Pilcher |
Rosamunde Pilcher nasceu na Cornualha, Inglaterra, em 22 de Setembro de 1924 e atualmente mora em Dundee, Escócia, com seu marido Graham em uma fazenda, cuidando de flores e animais. Quando começou a escrever, usava o pseudônimo de Jane Fraser. Setembro foi escrito em 1990.