domingo, 4 de dezembro de 2011

O Dia da Tempestade - Rosamunde Pilcher


Rebecca estava feliz pois, pela primeira vez, iria morar sozinha. O apartamento era pequeno, não havia mobília ainda, mas nada disso importava. Ela teria prazer em comprar coisas para o seu lugar. Era Janeiro em Londres e fazia frio.

Foi neste contexto que Rebecca recebeu uma carta de um desconhecido dizendo que sua mãe estava muito doente e que ela deveria ir até Ibiza para visitá-la. E assim, com o coração na mão, com receio de não conseguir ver sua mãe viva, Rebecca embarca para a Espanha. 

Sua mãe está de fato muito mal, mas elas passam uma noite inteira conversando e Rebecca começa a conhecer um pouco mais sobre seu passado, sua família, que Lisa nunca havia falado muito. Sua mãe morre, mas Rebecca vai em busca de sua raizes e nos leva com ela até a Cornualha, com seu tempo quase sempre chuvoso e ventos assustadores.

Rosamunde Pilcher

Rosamunde Pilcher nasceu na Cornualha, Inglaterra, em 22 de Setembro de 1924 e atualmente mora em Dundee, Escócia, com seu marido Graham em uma fazenda, cuidando de flores e animais. Quando começou a escrever, usava o pseudônimo de Jane Fraser. Setembro foi escrito em 1990.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Formaturas Infernais - Meg Cabot / Lauren Myracle / Kim Harrison / Michele Jaffe / Stephenie Meyer


Formaturas Infernais é uma coletânea de contos de terror. O primeiro nos leva a Mary. 

Mary gostaria de ser uma adolescente normal, mas ela não é. Ela carrega um fardo: sua mãe virou uma vampira e seu pai meio que surtou tentando encontrar a cura para o vampirismo da esposa. Mas Mary sabe que o único jeito de salvar sua mãe é matando o vampiro que a mordeu. Para isso, ela tem que primeiro matar o filho do malvado Drácula, o bonitão e quase irresistível Drake, que está saindo com sua melhor amiga, Lila. E o melhor momento para isto é na formatura da escola. No entanto, o que Mary não sabia é que no meio do caminho havia Adam. Havia Adam no meio de seu caminho.

No segundo conhecemos tres adolescentes às vésperas de sua formatura. O cenário é uma sala super colorida, com uma Senhora de nome Zamzibar, que se diz medium. Tudo o que Frankie quer, é que Will a convide para ser seu par na formatura de ambos. Ela acha que a madame pode dar um empurrãozinho. Sua melhor amiga Yun Sun, acha uma maluquice. Mesmo assim, os tres encontram-se naquela sala super colorida e extravagante. E ali eles encontram um buque de flores. E sua formatura nunca mais será a mesma. Alias, nem suas vidas.

Ela não queria estar ali, naquela formatura idiota, naquela escola horrível. Queria estar em sua antiga escola. Mas sua mãe a havia enviado para morar com seu pai, "somente porque ela havia saido de madrugada escondida.". E ainda estava ali com Joshua, um menino bobo, cujo pai havia insistido para sair com ela. Ei, espere! Quem á aquele menino lindo? A noite pode não estar tão perdida assim. O que a jovem não sabe, é que há coisas muito piores que a morte.

Conheceremos ainda um demonio feminino de beleza estonteante e enigmática que vai infernizar a vida de todos em uma formatura até que descobre o amor. E uma bruxa, capaz de prever o futuro e que será vítima de um sequestro. Mas terá tempo de dançar na festa de formatura de sua mais nova amiga e salvadora.

Meg Cabot
Meg Cabot nasceu em 1 de Fevereiro de 1967 em Indiana, Estados Unidos. É muito conhecida pela série de 10 volumes de Diário de Princesa. Atualmente vive com o marido e uma gata em Nova York.

Stephenie Meyer
Stephenie Meyer nasceu em 24 de Dezembro de 1973 em Connecticut e cresceu no Arizona com cinco irmãos. Ficou muito conhecida pela saga Crepúsculo, que fala do amor entre o vampiro Edward e a humana Bella.

Michele Jaffe
Michele Jaffe em 20 de Março em Los Angeles, Califórnia. Ela já escreveu livros em diversos gêneros como romances históricos, suspense e para adolescentes.

Kim Harrison
Kim Harrison nasceu no Midwest, EUA, em 1966 e ganhou fama com a sua série de fantasia urbana Rachel Morgan, sobre as aventuras de uma bruxa detetive.

Lauren Myracle
Lauren Myracle nesceu em 15 de Maio de 1969, na Carolina do Norte, USA. É autora de livros para adolescentes.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Horizonte Vermelho - Elizabeth Pereira e Sophie


Um encontro de almas. Um amor intenso, que beira as raias da loucura, que não mede esforços para ser vivido. Em nome deste amor Eugene e Patrick cometeram loucuras e passaram por cima de pessoas, mataram e enganaram.

Britânia, fim do século XI. Patrick Castle é um cavaleiro nobre enviado para Jerusalém, a mando do Papa Urbano II, nas Primeiras Cruzadas, para libertar a cidade de Jesus, tomada pelos hereges, segundo a Igreja Católica. Lá, ele é ferido e tratado por um muçulmano que mudará completamente sua forma de pensar e agir. E com novos conhecimentos ele volta para sua ilha.

E lá está Eugene, uma camponesa que vê seu pai se desfazer de todos os seus bens para lutar em nome de Jesus. Ele deixa sua filha e esposa Sophie aos cuidados do cunhado da mulher, um judeu rude, que deseja ardentemente a sobrinha. 

E assim, nesta Europa conturbada se desenvolve a história deste casal e das pessoas que convivem com eles, tendo como pano de fundo momentos violentos e crueis da história da humanidade, que passa ainda por Roma e Brasil.

Elizabeth Pereira
Elizabeth Pereira nasceu em 8 de Junho de 1969 em Oliveira, Minas Gerais, onde reside até hoje.  Sophie dedica-se ao estudo da história da humanidade.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A Mão de Fátima - Ildefonso Falcones


A Mão de Fátima nos conta a história de Hernando Ruiz, um jovem de 14 anos que nasceu nas Alpujarras, sul da Espanha. O ano é de 1568 e a Andaluzia havia sido conquistada pelos católicos. Os mouros que ficaram na região foram obrigados a seguir a religião de Jesus, embora secretamente continuassem a professar sua própria fé. Mas eles não se conformavam com aquela situação e se rebelaram. É justamente neste momento da história do mundo que começamos a conhecer melhor a história de Hernando.

Hernando possui profundos olhos azuis, que herdou de seu pai, um sacerdote que abusou de sua mãe, uma moura. Para esconder a vergonha, o pai de Aisha a casa com Brahim, um mourisco rude que nunca aceitou Hernando e sempre que podia o maltratava.

Entre os muçulmanos, Hernando era conhecido ironicamente como o nazareno. O padre da comunidade o iniciou nos ensinamentos cristãos, enquanto Hamid, o sábio mouro, o ensinou os príncípios de Maomé. E assim, dividido entre as duas culturas predominantes no sul da Espanha no século XVI: a muçulmana e a católica, Hernando nos guia por momentos importantes da história andaluz, nos levando por cidades e monumentos que sobreviveram ao tempo e aos conflitos como a Mesquita de Córdoba e a Alhambra de Granada.

Até o ano de 1612 vamos acompanhando a movimentada saga deste moço de coração puro, sua agruras, suas aventuras e desventuras por Al-Andalus dividida pelo preconceito e intolerância religiosa através de violentos fatos verídicos, que aconteceram em séculos passados. Um livro forte, impressionante, excitante, emocionante, ágil e verdadeiro. Para quem conhece a Andaluzia o livro torna-se ainda mais interessante.

Ildefonso Falcones
Ildefonso Falcones é advogado e escritor. Nasceu em Bercelona, Espanha, em 1958. Publicou A Mão de Fátima em 2009.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Dança dos Sonhos - Nora Roberts


Lindsay era a melhor bailarina da companhia. Ela dançava lindamente e fazia um par perfeito com Nick Davidov. Até que um acidente de carro envolvendo seus pais interrompe sua carreira e ela decide voltar para sua cidade natal. Diante do inevitável e precisando sobreviver, Lindsay abre uma escola de ballet. Durante tres anos ela vive calmamente os seus dias, quando tudo muda novamente.

A mansão Cliff, mal assombrada, que desde a sua infância a fascina, foi comprada. Os novos moradores são os Bannion: a joven Ruth e seu tio Seth. Ruth torna-se aluna de Lindsay que enxerga nela um talento raro para o ballet. Com o tio da estudante ela irá viver um intenso romance.

Preocupado com Ruth, Seth tem receio de permitir que ela vá para Nova York dançar. Tem medo de sua fragilidade, depois que seus pais morreram em um acidente. Mas Lindsay não desiste de sua pupila e termina convencendo o tio da menina a deixá-la ir estudar com Nick.

Nick aceita a pupila de Lindsay e agora que é diretor da companhia, além de primeiro bailarino, faz a ela um convite: que ela seja a estrela de seu novo ballet. Tres anos se passaram desde que Lindasay abandonou os palcos e nao tem certeza se consegue. 

Ruth vai para Nova York e lá deixa de ser uma adolescente para virar uma mulher. O que então poderá acontecer entre ela e Nick?

Nora Roberts
 Escritora americana que já publicou mais de 160 romances, com diversos best-sellers na lista do New York Times e já foram traduzidos para mais de 25 idiomas. Dança dos Sonhos foi publicado a primeira vez em 1983. Nasceu em 10 de Outubro de 1950.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O Carrossel - Rosamunde Pilcher


Phoebe é um amor. Ela tem 60 anos é viuva e tem muita alegria de viver. Phoebe é muito ativa e é uma artista. Um dia, ela cai da cadeira e quebra o braço. Sua sobrinha, Prue, que mora em Londres, viaja até a Cornualha para fazer companhia a tia que ela adora. 

Prue ama pintura e trabalha em uma galeria de arte, porque não conseguiu ser uma boa pintora. Ela ama o que faz. No trem, Prue conhece a pequena e triste Charlotte, que está indo visitar a avó, que mora na mesma cidade que Phoebe vive.

Um dia, na praia, Prue conhece Daniel Cassens, um pintor famoso que há muito tempo não visitava a Cornualha.

Todas estas pessoas se reunem em torno da encantadora e apaixonante Phoebe, no imprevisível tempo local, e suas vidas mudam profundamente.

Rosamunde Pilcher nesceu na Cornualha em 22 de Setembro de 1924. No início de sua carreira usava o pseudônimo de Jane Fraser. Alguns livros depois resolveu utilizar seu nome verdadeiro. O Carrossel, foi publicado em 1982.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A Cruz e o Crescente - Richard Fletcher


Em a Cruz e o Crescente, o autor faz uma viagem pelo mundo islamico e cristão desde a passagem de Maomé pela terra. Nuances e fatos históricos ao longo da complexa caminhada destas duas religiões, suas influências na formação de cidades, povos e costumes. A caminhada, algumas vezes de tolerância, outras de indiferença e muitas de violência na convivência entre estes dois movimentos religiosos.

O livro nos conta a forma como fronteiras se alargaram e como os povos do mediterrâneo modificaram seus horizontes, físicos e mentais, já que não eram nômades como os povos orientais,  ao ter contato com o islã,  e como teve que  redefinir sua forma de ver o mundo e como lidaram com o desconhecido.

Esta viagem nos leva, não só pelo oriente médio, como também pelo mediterrâneo, pelas conquistas de cada um dos povos, através de persongens reais, anônimos e conhecidos e seus relatos das épocas em que viveram. Conhecemos como cada povo se comportou e como estas mudanças ocorreram ao longo dos séculos, influenciando diretamente na forma como muçulmanos e cristãos se relacionavam.

Um livro interessante, com um assunto muito atual, onde o passado pode explicar um pouco do presente.


domingo, 14 de agosto de 2011

O Verão Perigoso - Ernest Hemingway


Em "O Verão Perigoso" me reencontrei com Ernest Hemingway e me reconcilei com ele. Sua narrativa constantemente me deixava triste e deprimida, embora muitas vezes se passe em lugares que tenho atração especial como Cuba. 

Em "O Verão", ele está leve e feliz e me fez sentir assim também. Foi fácil acompanha-lo em suas andanças pela Espanha no fim dos anos 50, seguindo as touradas por todo o país.

Acompanhado muitas vezes de sua mulher Mary e de vários amigos, rodaram muitos quilômetros nos descrevendo as estradas espanholas, voaram de uma cidade a outra, passaram noites em claro reunindo-se em bares de hoteis, ou casas de amigos, frequentaram restaurantes nos levando a conhecer a gastronomia de diversas regiões da Espanha e principalmente nos apresentou Luís Miguel Dominguín e Antonio Ordóñez, dois grandes toureiros da época e seus duelos.

Ernest Hemingway nos levou com ele para as arenas e nos descreveu as lutas entre matadores e touros, nos ensinou um pouco desta arte tipicamente espanhola (ainda que desagrade e revolte a muitos) com sua grande paixão por elas.


Ernest Hemingway nasceu em 1899, em Illinois nos Estados Unidos. Foi correspondente de guerra em Madrid, durante a Guerra Civil Espanhola. Foi ganhador do prêmio Pulitzer (1953) e Nobel de Literatura (1954), ambos por "O Velho e o Mar". Foi casado quatro vezes e teve diversas amantes. A última mulher foi a jornalista Mary Welsh que o acompanhou nas touradas que descreve em "O Verão Perigoso". Suicidou-se em 2 de Julho de 1961.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Cântico de Natal - Charles Dickens


Cântico de Natal é um clássico da literatura inglesa e mundial. Influenciou filmes, gibis, desenhos animados e até outros livros. O personagem principal desta história é Scrooge, um senhor sovina e de coração duro. Scrooge não liga para o Natal e nem para ninguém. Nada o comove: nem as misérias alheias, nem o sofrimento, o frio, e nem mesmo as alegrias. Vive em seu mundo, só preocupando-se com os seus negócios e sua riqueza. Não tem amigos, ignora a família, mas não sente-se solitário.

Era mais uma noite de Natal e as pessoas estavam celebrando pelas ruas de Londres. Para Scrooge, no entando, era só mais um dia, como outro qualquer. Ao terminar o seu serviço, nem um segundo a menos do que o horário habitual, ele dispensa o seu funcionário e vai sozinho para casa. Mas ao deitar-se, tem uma grande surpresa: em seu quarto, aparece seu antigo sócio Jacob Marley. Só havia um único probleminha com Jacob: ele estava morto há sete anos. 

Apavorado, Scrooge teve que escutar o motivo daquela aparição. Ele estava sendo informado que seria visitado por mais três espíritos: o dos Natais passados, do Natal presente e dos Natais futuros. Sem ter como escapar, Scrooge sai em uma viagem com os fantasmas e termina fazendo uma revista em sua vida e no seu futuro. Como esta estranha noite impactará na vida do pobre homem rico?

Em Cântico de Natal, Dickens mostra um pouco das relações de trabalho no século XIX.

Charles Dickens

Charles Dickens nasceu na cidade de Moure, Condado de Hampshire, Inglaterra. Com 10 anos, por causa de problemas financeiros da família muda-se para Camden Town, então bairro popular. Por conta disso Dickens teve que trabalhar em uma fábrica que produzia graxa para sapatos. Vivendo em plena era da Revolução Industrial, as más condições de trabalho seriam por ele retratadas em suas obras. Ele teve dez filhos, com a mesma esposa e morreu em 1870. Foi enterrado na Abadia de Westminster. Cântico de Natal foi publicado em 1843.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Viajando por aí

Sempre que eu posso, eu viajo: ou pego o avião ou carro e saio por aí, ou simplesmente pego um livro e me deixo levar pela história de alguém. Já visitei lugares por causa de livros e já li livros por causa de lugares.

Em 2007 estive no Chile. Quem me levou até este país foi Isabel Allende, uma de minhas escritoras favoritas. Por causa de suas histórias, quis conhecer de perto seu povo. Fiquei encantada com o que vi, com o que comi. E a cada esquina esperava encontrar seus personagens, tão ricos e maravilhosos. E com esta viagem ao Chile acabei descobrindo, e me apaixonando, por outra escritora chilena: Marcela Serrano e suas mulheres incríveis. Em comum, as duas tem a maneira apaixonada de escrever, personagens cheios de vida e a história política e econômica de seu país.

Em 2009 visitei um dos países mais enigmáticos que já conheci: Cuba. Foi uma experiência que até hoje mexe comigo. Por causa desta viagem descobri o jornalista Pedro Juan Gutierrèz que nos conta fria e cruamente a história de Cuba na década de 90, sua decadência e o esforço que seus habitantes fazem para sobreviver e resistir. Fiquei conhecendo ainda Hemingway que tem sua vida intimamente ligada a ilha de Fidel e que, com sua forma deprimida de escrever, nos mostra um outro aspecto e momento de Havana. E ao chegar na cidade, é inevitável procurar percorrer os passos de Ernest Hemingway. E antes mesmo de chegar em Cuba, passei por lá tendo como guia Graham Greene.

2008 foi a vez do México. Para mim, um dos países mais ricos culturalmente que já tive a oportunidade de conhecer. Vários séculos de passado e presente convivem de forma harmoniosa. Quem primeiro me levou até lá foi Juan Rulfo e sua literatura surreal, intensa, sobrenatural até. Depois passei pelas mãos de Ángeles Mastretta e seu passeio pelo coronelismo mexicano sem perder a doçura na narrativa. E por fim, conheci a famosa Laura Esquivel e sua culinária mágica.

Para visitar o Uruguai, mergulhei nas histórias de Eduardo Galeano sobre as ditaduras sul americanas. E também no mundo do futebol de "Como o Futebol Explica o Mundo", de Franklin Foer. E fiz uma viagem linda pelAs Brumas de Avalon e por causa de Fada Morgana e do Rei Arthur, fui parar em Glastonbury, na Inglaterra. E foi emocionante pisar em Bath, onde Jane Austen, outra autora muito querida, passava férias. Em Londres, quis conhecer o mundo criado por Arthur Conan Doyle e Ágatha Christie e caminhava procurando por Oliver Twist. E tentava sentir a atmosfera de "O Morro dos Ventos Uivantes" na Inglaterra rural.

Qualquer forma de viajar, vale a pena. Ao ler um livro, a gente se envolve com os personagens, com suas histórias, com suas emoções. Vivemos junto com eles, aprendemos. E depois, ou antes, visitar ao vivo os lugares que tais personagens passaram, imaginar que eles viveram por ali, choraram, riram, caminharam é muito intenso. Ver as cores, sentir os cheiros, dá outra dimensão tanto para os livros quanto para os locais visitados de verdade.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Como o Futebol Explica o Mundo - Franklin Foer


Eu sou uma amante do futebol e por isso aceitei a indicação para ler "Como o Futebol Explica o Mundo". Mas, para minha surpresa, este livro não é apenas para aquelas pessoas que gostam do esporte, mas para todos aqueles que se interessam por conhecer um pouco melhor o mundo .

Franklin Foer visita diversos países, entre eles o Brasil, e nos mostra a relação entre o futebol e as características sociais, culturais e econômicas de cada país.

É um livro curioso e interessante porque nos mostra que o esporte não é um fator isolado de uma sociedade e sim um reflexo de seu povo. Em contrapartida, o futebol influencia também a política e economias mundiais. Especialmente agora que o Brasil irá sediar uma Copa do Mundo e o assunto, sob diversos aspectos, movimenta os noticiários, vale a leitura.

Franklin Foer
Franklin Foer é jornalista, americano e editor chefe do The New Republic. Como o Futebol Explica o Mundo foi publicado em 2004.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Como Água Para Chocolate - Laura Esquivel

“O segredo é fazer a comida com amor.” - diz Tita. Ela nasceu na cozinha de uma fazenda no interior do México. Em 1910, no início da Revolução Mexicana, apaixona-se por Pedro. Mas Tita não pode casar-se. Sua família, comandada com mãos de ferro por Mamá Elena, segue as tradições da época que diz que o destino da filha mais nova é ficar solteira para cuidar da mãe em sua velhice. 

Mamá Elena então oferece a Pedro a mão de Rosaura, uma das irmãs mais velhas de Tita, em casamento. Ele prontamente aceita, mas deixa claro para Tita que apenas quer permanecer perto dela. 

A Tita resta apenas a cozinha da família. Ao cozinhar, ela vai colocando para fora todos os seus sentimentos e começa a perceber que eles influenciam no sabor dos alimentos e que as pessoas que experimentam sua comida sentem estes efeitos, como no casamento de Rosaura e Pedro, onde os convidados sentiram uma imensa tristeza e vomitaram muito.

E assim vão se desenrolando as histórias destas pessoas, junto com Gertrudis, a outra irmã que vira revolucionária, as nativas Nasha e Chencha, em um cenário de magia e misticismo, paixão, fantasia e tradição.

Laura Esquivel
Laura Esquivel nasceu em 30 de Setembro de 1950 na Cidade do México, México. Estudou filosofias orientais, meditação e seguiu uma dieta vegetariana. Estudou cinema e publicou Como Água Para Chocolate em 1989.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Setembro - Rosamunde Pilcher


Setembro conta a história de pessoas. O país é Escócia, mas os personagens vem de outros lugares para se encontrar em Croy: Londres, Nova York, Maiorca. Em Croy, o tempo tem seu próprio ritmo. Pessoas diferentes, que convivem, mas interligando suas histórias, interferindo levemente nos destinos umas das outras, se amando de diversas formas. É um livro encantador, não só na forma como Rosamunde nos apresenta estas pessoas e nos vai deixando conhecer seus sentimentos, seus anseios, seus medos, suas personalidades e suas ações, como pela forma como estas pessoas vivem. O modo de vida da Escócia nos é apresentado com simplicidade, leveza e muita poesia. Uma cultura diferente sob diversos aspectos: culinária, maneira de se relacionar, de educar filhos, de temperamento e temperatura, além da indumentária. E a história destas pessoas torna-se ainda mais interessante por se passar em uma pequena comunidade no interior da Escócia.

Prepare-se para conhecer Vi, uma senhora simpática, vivida, prática e independente. Nunca foi bonita, mas sempre foi amada. Viuva, Vi é mãe de Edmund e avó de Alexa e Henry. Seu principal hobby é a jardinagem e sua melhor amiga, Edie. Edmund está casado com Virgínia, sua segunda esposa, mãe de Henry. Por causa do trabalho, ele vive entre Tokio, Nova York, Londres e Edimburg. A mãe de Alexa morreu faz tempo. Alexa mora em Londres, em uma casa bonita e simpática que herdou da avó materna. Quando esta história começa, ela conhece Noel, de uma maneira muito inusitada e isso se tornará motivo de perocupações para Vi.

Vi é muito amiga do Balmerindos. Os conhece desde que eles eram crianças. Estão sempre prontos a se ajudar. Lorde Balmerindo herdou uma grande propriedade de seus pais, mas ele e sua esposa Isobel, não puderam mantê-la como herdaram. Eles tem dois filhos: um menino, de nome Hamish, que está em um internato, e uma moça, chamada Lucilla, que está mochilando pela Europa com o namorado. Pandora, a irmã de Lorde Balmerindo, fugiu há muitos anos de Croy e nunca mais voltou.

Mas a pequena comunidade está agitada porque haverá uma grande festa e todos os personagens desta história irão se encontrar novamente e ao mesmo tempo e ao longo do caminho, alguns segredos e muito sentimentos virão à tona.

Rosamunde Pilcher
Rosamunde Pilcher nasceu na Cornualha, Inglaterra, em 22 de Setembro de 1924 e atualmente mora em Dundee, Escócia, com seu marido Graham em uma fazenda, cuidando de flores e animais. Quando começou a escrever, usava o pseudônimo de Jane Fraser. Setembro foi escrito em 1990.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Orgulho e Preconceito - Jane Austen


O Sr. e a Sra. Bennet tem cinco filhas moças. O maior objetivo da mãe das meninas é vê-las casadas com cavalheiros de respeito e boa condição social e financeira. Orgulha-se de se relacionar com 24 famílias. 

Jane é, de longe, a mais bonita das cinco. Gentil e amável não consegue encontrar defeitos nas pessoas e prefere sempre olhar o lado bom de todos. 

Elizabeth, de caráter mais complexo, bonita, inteligente, de olhos cheios de vida, não possui a complacência da irmã,. Capaz de perceber as nuances dos temperamentos alheios, não poupa críticas quando as julga pertinentes. Mas com isso, corre o risco de julgamentos equivocados.

Mary é a mais estudiosa e obscura das irmãs. Com maneiras muitas vezes vulgares e afetadas, prefere quase sempre um livro à reuniões sociais e se diverte estudando o comportamento de outras pessoas.

As mais jovens das Bennet, Kitty e Lydia, são as mais frívolas e vazias e adoram um mexerico social. Estão sempre agitadas.

Jane Austen nos conta o dia a dia da família Bennet, e de seus amigos e parentes, na Inglaterra rural do século XVIII, onde eram muitas as amarras sociais, e os preconceitos que dividiam as classes. Um delicioso passeio por uma época onde as relações eram formais e as distrações eram poucas. Jane vai desvendando o íntimo e a personalidade de cada um dos personagens, com detalhes, e mostrando como os sentimentos podem ir se modificando ao longo dos acontecimentos da vida, e assim influenciando as aititudes de cada um.

Jane Austen

Jane Austen nasceu em Steventon, Hampshire, Inglaterra, em 16 de Dezembro de 1775 e morreu em 1817, aos 41 anos, em Winchester, no condado de Hampshire. Jane morreu solteira, e escreveu sobre o que via e conhecia. Penúltima dos oito filhos do Reverendo Austen e de sua mulher Cassandra. Orgulho e Preconceito foi escrito em 1813.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

De Amor e de Sombra - Isabel Allende


Irene Beltrán é a heroina desta história de amor, cheia de paixão, lutas e ideais. Jornalista, ela vive correndo atrás de boas histórias. E é assim que ela conhece Evangelina Ranquileo, que mudará sua vida.

Irene é gentil, delicada, alegre e extravagante. Tem sempre um gesto de carinho espontâneo para todo mundo, mas vive em uma redoma de vidro, protegida por uma educação formal e rica.

Ela então conhece Francisco Leal e eles começam a trabalhar juntos. O Chile está vivendo dias difíceis, sob o braço duro e cruel da ditadura. Juntos, buscando histórias, eles começam a se conhecer mais profundamente. E Irene vai tirando o véu que cobre seu mundo de contos de fadas e vai se dando conta da triste realidade de seus país. Destemida e determinada, ela segue em frente, em busca de verdades. 

O caminho que os dois resolveram seguir é perigoso, mas eles tem a certeza de um amor verdadeiro e intenso, e seguem juntos nesta caminhada, na luta contra os desmandos e crueldade da ditadura chilena.

Isabel Allende, nos conta uma história profunda, não só do amor entre dois jovens, que nasce e vai crescendo aos poucos, sob a luz da admiração mútua, como um retrato de uma época negra  e de terror do Chile, onde as pessoas eram assassinadas por motivos banais.

Isabel Allende
Isabel Allende é jornalista e escritora, nascida em Lima em 02 de Agosto de 1942, mas foi criada no Chile. Filha de diplomata e sobrinha do ex-presidente chileno Salvador Allende, Isabel é uma das mais importantes escritoras da atualidade. De Amor e de Sombra foi escrita em 1984.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Razão e Sensibilidade - Jane Austen


Elinor e Marianne são duas irmãs com personalidades muito diferentes. Uma é pura razão e controla seus sentimentos argumentando consigo mesma e procurando sempre não magoar ou ofender as pessoas. O que guia Elinor, é o bom senso.
Marianne, a mais nova, é pura emoção. Espontânea, fala o que quer, se deixa levar por seus sentimentos e não se preocupa muito com as consequencias de suas atitudes.

Através da trajetória das duas irmãs Dashwood, a autora britânica Jane Austen nos mostra como eram os costumes e hábitos naquele século, priorizando os sentimentos dos personagens. 

Em uma sociedade onde o mais importante é o status social, com a perda do pai, a família Dashwood, composta por mais uma irmã e pela mãe, é obrigada a viver de forma mais modesta. Contam com a ajuda de bons amigos para irem sobrevivendo e assim, a história vai se desenrolando de forma a nos mostrar um ambiente e modos, típicos do século XVIII, muito diferentes dos atuais.
Jane Austen
Jane Austen nasceu em Steventon, Inglaterra, em 1775 e morreu em 1817. Recebeu educação de alto nível, o que era incomum para as mulheres de sua época. Em 1801 sua família foi a Bath (http://migre.me/5yFKv), o que influenciou alguns de seus romances. Razão e Sensibilidade foi publicado em 1811, anonimamente.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Os Radley - Matt Haig


Os Radley mudaram-se de Manchester para o vilarejo de Bishopthorpe, um lugar tranquilo onde os vizinhos falavam e sabiam da vida de todos. Na verdade, um lugar tranquilo demais. Helen e Peter Radley tinham um segredo, que nem mesmo seus filhos, Clara e Rowan, conheciam. Eles não podiam contar porque queriam que a família fosse normal. Como contar-lhes aqueles dias de loucura? Paris, Londres... Como contar-lhes o que eles eram de verdade?

Mas os Radley eram esquisitos. Por mais que eles tentassem passar depercebidos, Clara e Rowan sofriam de bullying, porque seus colegas de escola os achavam estranhos, diferentes.

No entanto, o segredo dos Rowan não ficaria guardado para sempre. Uma noite, Clara vai a uma festa com sua melhor amiga, Eve. Assediada pelo grandalhão Harper, ela age por instinto e sua atitude desencadeia uma série de fatos que colocará o segredo dos Radley em perigo. O que dirá a sociedade, os vizinhos se descobrirem tudo? Como esta família vai se comportar depois do episódio da festa? O que ainda está por vir?

Matt Haig
Matt Haig nasceu em 1975 em Sheffield e cresceu em Nottinghamshire. Atualmente vive em Leeds. Seus romances são muitas vezes obscuros. The Last Famíly en England, por exemplo, conta a história de Shakespeare, Henry IV, Parte 1, com os protagonistas como os cães. Foi um bestseller no Reino Unido e os direitos do filme foram vendidos a companhia de Brad Pitt, Plan B de produção.

segunda-feira, 28 de março de 2011

O Domínio - Steve Alten


Há muitos anos atrás os Maias previram o fim do mundo. E deixaram isto registrado em seu calendário. Julius Gabriel e sua mulher Maria, arqueólogos formados por Cambridge, resolveram desvendar este mistério. Atavés de escavações e pesquisas, descobriram que as mensagens do Calendário Maia estavam de alguma forma ligadas a Stonehenge, na Inglaterra, às linhas de Nazca no Peru, às Pirâmides de Gizé no Egito e a outros grandes monumentos da terra, que o homem ainda não é capaz de explicar como foram construidos, ou para que foram construidos. O casal acredita que estes grandes monumentos significam alguma mensagem deixada para a humanidade por seres superiores.

Durantes suas pesquisas, Julius e Maria tem um filho: Mick Gabriel. Quando seus pais morrem (ela de câncer, e ele de ataque cardíaco quando é ridicularizado perante a comunidade cinetífica, por conta de suas pesquisas),  ele se vê envolvido em uma situação que o faz ficar preso por 11 anos em um  asilo pisquiátrico. Próximo ao solsíticio de inverno, dia que seria o fim do mundo, segundo os Maias, ele conhece a estudante de psicologia Dominique. Seria ela a ajuda que ele precisava para salvar o mundo. Ou será que Mick é mesmo um lunático, um louco, que acredita no Armagedon?

Steven Alten nos leva em uma grande viagem pelas ruinas Maias, Incas, Mexicas, Egípcias, nos apresentando profecias, séculos de história e cultura, e mostrando ainda a fragilidade do homem moderno.

Steven Alten
 Nasceu na Filadélfia, em 1959. Formado em Educação Física com mestrado em Medicina Esportiva, Steve resolveu escrever um livro para sustentar sua família.

quinta-feira, 17 de março de 2011

A Arte de Viajar - Alain de Botton


O que te move? O que te motiva quando você pensa em viajar: uma imagem, um livro, um filme, fotografias ou histórias de amigos? E qual a sua expectativa quando você está se preparando para a tal viagem? O que passa por sua mente, quando você está arrumando a sua mala? 

Qual o motivo de sua partida? Qual o impacto que os aeroportos, portos ou rodoviárias tem em sua vida? Você já tentou viajar por seu quarto? O que você vê, quando viaja?

Um passeio pelo mundo das artes, da literatura e pelas aventuras de outros homens, que viveram em outras épocas e que fizeram suas próprias descobertas. E como muitas vezes podemos ser, e somos, influenciados por estes fatores.

Sempre que viajamos, levamos conosco o nosso eu. Como ele se comporta nas viagens? Alain de Button destrincha em A Arte de Viajar as muitas formas que o ser humano tem de viajar e nos mostra (ou lembra) que elas podem acontecer de diversas formas e que nem sempre é necessário sair do lugar para que entremos em uma viagem de descobertas e prazer. Um livro que nos faz reavaliar, não só a maneira como nos movemos por aí, mas a forma como vivemos. 

Mas, ao que parece, não importa muito para onde, ou com quem você vá, mas talvez o mais importante de tudo, seja aprender a ver. Afinal, viajar é uma arte que se aprende viajando.

E o livro de Button ainda traz inúmeras imagens que ilustram suas palavras.

Alain de Button
Alain de Button nasceu em Zurique, Suiça, em 20 de Dezembro de 1969 e atualmente vive em Londres. Filósofo e escritor, ajudou a levar a filosofia para o dia a dia das pessoas.

quinta-feira, 10 de março de 2011

A Casa dos Espíritos de Isabel Allende


Uma história do século passado, no Chile. Durante o século XX conhecemos a história da família Trueba, uma família de mulheres fortes, que acompanham as mudanças de seu país, enquantos suas próprias vidas vão mudando. 

Clara del Valle é uma menina de coração puro e hipersensível. Desde cedo ela mostrou ser uma criança especial por ter habilidades telepáticas: ela pode mover objetos como se eles tivessem vida, prever o futuro e ler a sorte.

Após a morte repentina e misteriosa de sua belíssima irmã Rosa, Clara leva nove anos em total mutismo. Ao quebrar o silêncio informa que se casará em breve.

O marido, Esteban Trueba, é um homem severo e obstinado, dado a acessos de raiva e assombrado por uma solidão profunda. Ele foi noivo de Rosa e sua morte o abalou profundamente.

Clara previu que eles se casariam. Esteban volta a sua cidade para ver a mãe moribunda e procurar uma esposa. Passará a nutrir uma paixão por Clara que durará por toda a sua vida.

E assim começa a saga da família Trueba, ao longo de quase um século, onde  a autora Isabel Allende narra a trajetória de diversos personagens, seus amores, suas relações, suas lutas e ambições, suas personalidades e suas relações espirituais. Um clan formado de mulheres fortes e determinadas: primeiro em seu esplendor, para em seguida mostrar os anos atribulados e de decadência.


Isabel Allende
Isabel Allende nasceu em 02 de Agosto de 1942, em Lima, mas foi criada no Chile. Jornalista e escritora, atualmente vive nos Estados Unidos. Sua literatura é classificada como "realismo fantástico". Seu pai, Tomás Allende, era primo do ex-presidente chileno Salvador Allende e é comum ler nos livros de Isabel a situação de seu país nos conturbados anos 70.

terça-feira, 1 de março de 2011

Cheio de Charme - Marian Keyes


As dores e as delícias do universo feminino. Marian Keyes desta vez, nos conta a história de 3 mulheres irlandesas. Um homem as liga de maneira trágica. Com humor e situações, às vezes dramáticas, às vezes engraçadas, a autora vai nos contando, como muita graça e sensibilidade, a história de Lola, Grace e Marnie: dúvidas, romances, ações e pensamentos. Um mergulho na alma de cada uma destas mulheres.

Lola é uma consultora de estilo que, com o coração despedaçado, começa a destruir sua carreira e a si mesma. Incentivada por seus queridos amigos, ela foge para outra cidade, para se curar. Lá ela conhece novas pessoas e vive situações muitas vezes inusitadas. 

Grace é uma jornalista, bem casada com Damien. Ela resolve parar de fumar para ajudar sua tia Bid, que está com câncer. Ela trabalha em um jornal e gostaria muito de entrevistar Lola, para saber mais sobre seu coração partido. 

Marnie é a irmã gêmea de Grace. Ela mora em Londres, é casada e tem duas filhas. Marnie, ao contrário de Grace, é triste, deprimida e frágil. Ela se acha incompreendida por todos. Ela tem um problema grave que vai sendo revelado aos poucos.

Um fato liga a vida destas três mulheres tão diferentes e chegará o momento em que elas terão que confrontar esta história e encontrar uma forma de entender, superar e modificar as marcas deixadas por esta ferida.

Um romance doce, forte e engraçado, com personagens inusitados e histórias que poderiam acontecer com muitas de nós.


Marian Keyes
Nascida na Irlanda em 10 de Setembro de 1963, Marian é formada em direito, embora nunca tenha exercido, já venceu o alcoolismo e mora em Londres. Seus livros sempre retratam o universo feminino abordando temas delicados como violência doméstica, alcoolismo, perda de pessoas, sempre de forma leve e sensível.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë


Uma das histórias de amor mais lindas da literatura mundial. Heathcliff é adotado pelo pai de Cathy e logo ficam amigos. A preferência do pai pelo menino adotado, no entanto, desperta o ciúme de Hindley, que carrega este sentimento pelo resto da vida. 

De natureza bruta e taciturna, Heathcliff desenvolve um amor intenso pela bela e mimada Cathy, que apesar de também amá-lo profundamente, não pode imaginar-se casada com ele. E assim, vai se desenrolando esta história, que envolve três gerações de personagens, e sentimentos profundos de amor, ódio, perdão, compreensão, egoísmo, maldade e vingança.

Os personagens são ao mesmo tempo mocinhos e bandidos, se deixando levar por suas paixões e sentimentos arrebatadores, depertando o amor e ódio dos leitores, a medida que os vamos conhecendo. A paixão move estes personagens: uma paixão cheia de crueldade e arrogância, mas fiel e intensa e com traços de bondade, profunda e atemporal.

Costumes ingleses do século XIX nos conduzem pelo cenário em que vivem estes herois humanos e isso é mais um elemento de interesse na história de Emily.

Wuthering Heigths foi o único livro da jovem escritora inglesa Emily Brontë, que faleceu logo após a edição do livro, no século XIX.
Sua história é forte e marcante. Passional. Ela descreve personalidades complexas. E o final é feliz, como deve ser toda história de amor.

Não se impressione, se uma parte de sua alma ficar presa no Morro dos Ventos Uivantes.
Emily Brontë

 Nasceu em 30 de Julho de 1818 em Thornton, Yorkshire, Reino Unido e morreu em 19 de Dezembro de 1848 em Haworth. A personagem Nelly Dean de seu único romance, é uma homenagem a uma empregada querida: Taby. Emily era muito tímida e introvertida e passava muito tempo sozinha. O Morro dos Ventos Uivantes foi publicado em 1847. Ela morreu de tuberculose.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Baltimore Blues - Laura Lippman


Conhece Tess? Ela é jornalista, mas está desempregada desde que o jornal em que trabalhava, o Star, fechou. Agora ela vive de bicos (na livraria da tia e no escritório do tio) e preenche seus dias praticando esporte: remo, musculação e corrida. Tess é amante de seu ex-namorado, Jonathan. 

Seu maior incentivador no remo é Rock. Eles tem o que ela classifica como "amizade do tipo que acontece entre homens", porque só falam do presente, e possuem uma camaradagem típica do mundo masculino. Quase sempre tomam café da manhã juntos, após o treino de remo.

Tudo seguia uma rotina até que seu amigo Rock é acusado de assassinato e Tess é convocada pelo advogado dele para ajudar em sua defesa. E Tess, por conta própria, começa uma investigação. De peça em peça, ela vai desvendendo diversos mistérios, na cidade de Baltimore. Cada capítulo é uma descoberta nova, que a leva a outros caminhos, até o desfecho final. Será, afinal, Rock culpado, ou não, de um crime passional?

Laura Lippman

 A autora cresceu em Baltimore, Estados Unidos. Jornalista desde 1989, deixou o jornal onde trabalhava, em Baltimore, para dedicar-se aos livros.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O Atroz Encanto de Ser Argentino - Marcos Aguinis


Atroz significa sem piedade, desumano. Encanto é uma coisa que delicia, que encanta. Como algo pode ser ao mesmo tempo atroz e encantador? É nesta viagem que o escritor Marcos Aguinis nos leva.

Marcos Aguinis é argentino e tem uma coluna no La Nación, um dos principais periódicos de seu país. Ele faz uma leitura minuciosa sobre o povo argentino, voltando às origens e tentando explicar como o país chegou no século atual. Ele vai desvendando e desnudando todas as nuances desde povo, desde o nascimento do Tango e caos político até o sangue dramático e apaixonado dos argentinos.

Marcos mergulha fundo na alma argentina levando os leitores a conhecer um pouco mais sobre este país vizinho: suas agruras e sucessos, seu modo de vida.

O brasileiro que se aventurar pelas páginas de O Atroz Encanto de Ser Argentino, se identificará muito com a história de "los hermanos", e perceberá que somos mais parecidos do que possa parecer à primeira vista.

Leitura obrigatória para quem quer entender um pouco do mundo atual.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Frankenstein - Mary Shelley



Victor Frankenstein é um jovem que foi criado nos campos verdejantes de Genebra, no século XVIII. Vivia feliz com sua família e melhor amigo Clerval. Ele sempre foi um jovem curioso e inteligente. Sua área de maior interesse, as ciências naturais.

Foi assim que, com a morte da mãe, foi estudar fora, na Universidade de Ingolstadt. Deveria passar alguns anos estudando e depois voltar para casar- se com sua prima de criação Elizabeth.  Mas a curiosidade sem limites de Victor o levou por caminhos que nem ele mesmo poderia imaginar. Em meio a seus estudos, ele descobriu o segredo da vida e assim criou um monstro, um ser humano de proporções gigantescas e aparência tétrica, que iria assombrá-lo durante toda a sua existência. A criatura iria modificar sua vida para sempre.

O clássico Frankenstein da autora inglesa Mary Shelley, que escreveu o livro quando tinha apenas 17 anos, é interessante e instigante. A narrativa é cheia de detalhes, e tensa, a medida que vamos acompanhando Victor e sua criatura em diversas cidades da europa e além dela, até o Polo Norte . Um livro cheio de aventuras e sentimentos.